Esta atividade comprovadamente sempre deu muito resultado na sala de aula.
O fato de explorar medidas, usar a régua, compasso e instrumentos de desenho geométrico para chegar à arte final (traçado, desenho e pintura) do desenho da Bandeira, traz muita satisfação aos alunos, que notadamente e com muita percepção, fazem as correções em traçados mal interpretados da nossa bandeira. A partir do conhecimento, podemos dizer que o civismo estará implantado no cotidiano do educando.
O fato de explorar medidas, usar a régua, compasso e instrumentos de desenho geométrico para chegar à arte final (traçado, desenho e pintura) do desenho da Bandeira, traz muita satisfação aos alunos, que notadamente e com muita percepção, fazem as correções em traçados mal interpretados da nossa bandeira. A partir do conhecimento, podemos dizer que o civismo estará implantado no cotidiano do educando.
O DESENHO DA BANDEIRA
27 Estrelas
O Desenho da Bandeira
As regras para a feitura da bandeira encontram-se definidas no Art 5º da Lei nº 5.700/71. O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e confecção. Para o cálculo das dimensões, toma-se por base a largura desejada, dividindo esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo. O comprimento da bandeira será de 20 módulos. Observação: no desenho oficial da bandeira não existe a faixa branca vertical no lado mais próximo do mastro. Este tem sido um erro de confecção muito freqüente.
Lema “ORDEM E PROGRESSO” escrito na cor VERDE
De: Adriana Franco de Camargo
Título: A Matemática da Bandeira do Brasil
Autora: Adriana Franco de Camargo
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental
Adriana Franco de Camargo
I – Objetivos
Que os alunos obtenham um conhecimento significativo sobre a Bandeira, sobre sua
história e aprendam a valorizá-la como o símbolo do nosso povo.
Conheçam os padrões que devem ser mantidos para sua confecção e através disso
aprendam alguns conteúdos matemáticos.
II – Histórico
A Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889. A
idéia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes,
presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e
o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O
desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.
O Círculo interno azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada
segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos)
do dia 15 de novembro de 1889 e deve ser considerada como vista por um observador
situado fora da esfera celeste, como se o víssemos do infinito: está invertido, como se fosse
através de um espelho. A posição invertida pode ser facilmente verificada pela observação
da estrela “Intrometida” (a Épsilon) do Cruzeiro do Sul, que, olhada diretamente no céu,
nos aparece sob a estrela Delta, da mesma constelação, à direita do observador, mas na
bandeira encontra-se à esquerda de quem a contempla.
Cores e formas
O retângulo e o losango estão presentes com as mesmas tonalidades na bandeira
imperial, mostrando que a bandeira republicana não rompeu definitivamente com o
Império. O losango, em particular, é a representação da mulher na posição de mãe, esposa,
irmã e filha. A esfera é o antigo símbolo do mundo, unindo o Brasil a Portugal através de
D. Manuel, em cujo reinado se deu o descobrimento. Ela é também um antigo emblema
romano, presente na bandeira do Principado do Brasil instituída por D. João IV, onde já
constava a faixa branca.
O verde da bandeira não tem especificação, mas a tonalidade é a mesma da
imperial: o primavera ou verde-esmeralda, ele tem muitos significados, pois remonta o
primeiro objeto que provavelmente funcionou como bandeira: ramos de árvores arrancados
em instantes de alegria espontânea. No Bandeira do Brasil o verde tem outros significados
históricos, como a Casa de Bragança, a filiação com a França e o estandarte dos
Bandeirantes.
O amarelo também não tem especificações, continuou o do pavilhão de 1822, ele
representa nossa riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. De
maneira poética, nos leva à imagem do sol, astro que nos garante condições essenciais de
Adriana Franco de Camargo
sobrevivência. Essa cor recorda à Casa dos Habsburgos e também à Casa de Castela e a
Casa de Lorena, a que pertencia D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
O azul, juntamente com o branco remonta a nacionalidade lusitana, bem como
homenageia a história do Cristianismo e a mãe de Jesus, padroeira de Portugal e do Brasil.
O azul deve ser obrigatoriamente, azul celeste.
O branco, plenitude das cores, traduz os desejos de paz. A faixa branca em sentido
oblíquo e descendente da esquerda para a direita é a representação do nosso “Equador
visível”. Vale destacar também a ausência do vermelho e do preto, excluindo da Bandeira
lembranças às guerras, ameaças e agressões. A Bandeira do Brasil é um pendão idealista e
limpo, estando bem mais próxima dos antigos estandartes, erguidos apenas para coreografar
o bem-estar e o jubilo aos deuses.
O lema "Ordem e Progresso"
A legenda, escrita em verde, "Ordem e Progresso", é um resumo do lema de
Auguste Comte, criador do Positivismo, do qual Teixeira Mendes era adepto. O lema
completo era "o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."Segundo o
próprio Teixeira Mendes, o objetivo do lema era mostrar que a revolução "não aboliu
simplesmente a monarquia", mas que ela aspirava "fundar uma pátria de verdadeiros
irmãos, dando à Ordem e ao Progresso todas as garantias que a história nos demonstra
serem necessárias à sua permanente harmonia."
As estrelas
Cada estrela representa um estado da federação. Todas as estrelas têm 5 pontas As
estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira,
segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem
diretamente às magnitudes astronômicas, mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a
magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira. É permitida a inclusão de novas
estrelas para representar novos Estados no círculo azul da Bandeira Nacional sem afetar a
disposição estética original constante do desenho proposto pelo Decreto nº 4, de 19 de
novembro de 1889 e serão suprimidas da Bandeira Nacional as estrelas correspondentes aos
Estados extintos. Quando a Bandeira Republicana foi criada, as estrelas representavam os
vinte Estados da República e o Município Neutro. Hoje são 26 Estados e o Distrito.
As estrelas que pertencem à bandeira desde o Decreto nº 4 são as seguintes:
Constelação Estrelas Grandeza Estado
Virgem Espiga 1ª Pará
Cão Menor Prócion 1ª Amazonas
Cão Maior Sírio 1ª Mato Grosso
Argos Canopo 1ª Goiás
Alfa 1ª Minas Gerais
Beta 2ª R. G. do Sul
Gama 2ª São Paulo
Cruzeiro do Sul
Delta 3ª Rio de Janeiro
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Épsilon 4ª Sergipe
Alfa 2ª Paraná
Beta 3ª Paraíba
Triângulo
Gama 3ª R. G. do Norte
Antares 1ª Bahia
Beta 3ª Maranhão
Épsilon 2ª Pernambuco
Lambda 2ª Piauí
Kapa 3ª Santa Catarina
Mü 3ª Espírito Santo
Teta 2ª Ceará
Escorpião
Iota 3ª Alagoas
Sigma Oitante 4ª Distrito Federal
Nota-se o esforço de escalonar os Estados de acordo com a grandeza astronômica das
estrelas, mas permaneceram grandes desproporções, invalidando a intenção.
Reprodução do modelo adotado pelo Dec nº 4 para a bandeira
Adriana Franco de Camargo
As atualizações
Assembléia Constituinte, a 31 de maio de 1934, confirmou “in totum” a bandeira
de 1889, que até hoje permanece inalterada, à exceção do acréscimo de mais estrelas para
indicar o aparecimento de novos Estados da Federação.
Data da atualização
Constelação Estrelas Grandeza Estado
1960 Hidra Fêmea Alfard 2ª Guanabara
1962 Hidra Fêmea Gama 3ª Acre
1977 (Divisão do Estado do Mato Grosso)
Hidra Fêmea Alfard 2ª
Mato Grosso do Sul, substituindo o Estado da Guanabara
1988 Cão Maior Beta 2ª Amapá
1981 Cão Maior Gama 4ª Rondônia
1988 Cão Maior Delta 2ª Roraima
1988 Cão Maior Epsilon 2ª Tocantins
A Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, alterada pela Lei nº 8.421 de 11 de maio
de 1992, atualizou as alterações acima, conforme consta da figura abaixo.
Adriana Franco de Camargo
O Desenho da Bandeira
As regras para a feitura da bandeira encontram-se definidas no Art 5º da Lei nº 5.700/71. O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e confecção.
Para o cálculo das dimensões, toma-se por base a largura desejada, dividindo
esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo.
O comprimento da bandeira será de 20 módulos.
Observação: no desenho oficial da bandeira não existe a faixa branca vertical no lado mais
próximo do mastro. Este tem sido um erro de confecção muito freqüente.
III – Metodologia
- Pesquisa sobre a Bandeira do Brasil;
- Leitura e discussão do texto sobre a história da Bandeira;
- Leitura do Livro “Diálogo Geométrico”;
- Atividades envolvendo medidas de comprimento, ponto, reta, plano, polígonos,
quadriláteros, circunferência, círculo, esfera e proporção;
- Desenho da Bandeira.
IV – Desenvolvimento
- Os alunos trouxeram a pesquisa sobre a bandeira e trocaram informações com os colegas;
- Lemos o texto que eu preparei sobre a história da bandeira e houve muita discussão;
- Eu li para os alunos o livro “Diálogo Geométrico”, mostrei as ilustrações e a partir do
livro introduzi os conceitos de plano, polígono, esfera, entre outros.
- Cada aluno desenhou uma bandeira em papel sulfite, utilizando régua, compasso e
esquadro. Depois de pintadas, colocamos todas as bandeiras no mural do pátio da escola.
V – Avaliação
Os alunos se interessaram bastante, ficaram curiosos e questionaram muito. A
maioria gostou de realizar as atividades e principalmente de desenhar a bandeira.
Através do desenho foi possível perceber que eles aprenderam os conteúdos
estudados.
Créditos:
Créditos:
Adriana Franco de Camargo
Bibliografia
- “Bandeira do Brasil”, 18/06/98, disponível em: <http: www.inmetro.gov.br/consumidor/
produtos/bandeira.asp/>. acesso em 09/04/04.
- “O firmamento como símbolo nacional”, texto adaptado da Resenha “O céu da bandeira”
de J.R.V. Costa, disponível em: <http: www.zenite.nu/brasil/>. acesso em 09/04/04.
- “Bandeira do Brasil”, lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971, alterada pela lei nº 8421, de
11 de maio de 1992, disponível em: <http: www.exercito.gov.br/>. acesso em 09/04/04.
- Silva, Antônio de Siqueira. Atividades de Educação Moral e Cívica – IBEP – SP.
- Cyrino, Hélio. Diálogo Geométrico – Ed. Átomo – 2001 – SP.
- Dante, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática – 12º edição –
Ed. Ática – 1999 – SP.
- Livros Didáticos (Atividades):
Matemática – Imenes & Lellis – 5a. série – Ed. Scipione
Matemática na Medida Certa – Jakubo, Lellis, Centurión – 5a. série – Ed. Scipione
Matemática Pensar e Descobrir – Giovanni & Giovanni Jr. – 5a. série – Ed. FTD
Matemática & Interação – Clélia Maria Martins Isolani – 6a. série – Ed. Módulo
------------------------------------------------------------------------Sobre a divisão do Estado do Pará - 11/12/2011 20h08- Atualizado em 12/12/2011 10h25 - Em plebiscito, eleitores do Pará rejeitam divisão do estado. Maioria dos eleitores disse 'não' à criação de Tapajós e Carajás. Resultado do plebiscito encerra trâmite para a divisão do estado.
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------------------------------------------------------------------------Sobre a divisão do Estado do Pará - 11/12/2011 20h08- Atualizado em 12/12/2011 10h25 - Em plebiscito, eleitores do Pará rejeitam divisão do estado. Maioria dos eleitores disse 'não' à criação de Tapajós e Carajás. Resultado do plebiscito encerra trâmite para a divisão do estado.
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Hino à Bandeira Nacional
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! | Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira, Pavilhão da Justiça e do Amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! |
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